Conselho de Ciência e Tecnologia de Maceió discute ações em andamento para 2025
Por Winicius Correia / Ascom Sedciti
Projetos estratégicos que serão lançados pela Prefeitura da capital ao longo do ano foram apresentados ao colegiado, durante reunião que aconteceu nessa quarta-feira (14)
Entre os projetos destacados estão o Tech Massa 2, que amplia o acesso à capacitação tecnológica em comunidades; o 2º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió, que conecta startups a desafios públicos; e o Sandbox MCZ, um ambiente regulatório experimental que permitirá o teste de soluções inovadoras com potencial de impacto positivo na economia local.
Para o secretário municipal de Ciência e Tecnologia e presidente do Conselho, Sergio Cavalcante, a reunião reforça a importância do diálogo entre poder público e sociedade na consolidação de políticas estruturadas para a área.
“Maceió tem dado passos concretos para se tornar um polo de referência tecnológica no Nordeste, e a atuação conjunta do Conselho tem papel central nesse processo. Caminhamos juntos e já estamos nos preparando para colher os frutos dessa parceria”, destacou.
O conselheiro Carlos Lima, representante da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), também elogiou o desempenho da gestão municipal:
“Tá muito bonito de ver como a gente vem conseguindo implementar algumas ações e impulsionar a inovação no município. Ainda há trabalho a fazer, mas a gente vem buscando fazer tudo de maneira estruturada para que a gente consiga aproveitar bem cada ator do ecossistema. A Prefeitura, através da Sedciti, está de parabéns pelo trabalho”, afirmou.
Além de Sergio Cavalcante e Carlos Lima, estiveram presentes na reunião: Pedro Pinheiro, Laura Mesquita e Fábia Daniel, da Sedciti; Silvia Uchôa e Carolina Conde e Sá, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Alba França, da Unima; José Gonçalves, da Secretaria Municipal de Fazenda de Maceió(Sefaz); David Mesquita, da Câmara Municipal de Maceió; Jean Paul Neumann, da Assespro; Francisco Abud, da UMJ; Juliana Ferro, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea); e Rodrigo Rossiter, presidente da Maceió Digital.