Helicóptero de luxo de Neymar é proibido de voar pela Anac
Por SBT News
Avaliada em R$ 50 milhões, a aeronave está com Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) vencido
O helicóptero de luxo do jogador Neymar Jr. está proibido de voar desde o início de abril de 2025, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Avaliada em R$ 50 milhões, a aeronave teve o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) vencido no dia 4 de abril, o que resultou na suspensão automática do Certificado de Aeronavegabilidade (CA), documento obrigatório para a operação da aeronave.
De acordo com as normas da Anac, o CVA deve ser apresentado a cada três anos, substituindo a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Relatório de Condição de Aeronavegabilidade (RCA).
Em 2024, o CVA da aeronave também havia expirado, mas Neymar conseguiu prorrogar o prazo apresentando a documentação necessária.
A emissão do CVA deve ser feita por organizações de manutenção certificadas ou por mecânicos aeronáuticos habilitados pela Anac, conforme o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC). O envio é realizado por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em formulário específico.