Jurada que deixou notas de 3 escolas em branco disse à Liesa que esqueceu de anotar, mas que escreveu justificativa
Por Bruno Grubertt, Dejair Neto, Luiz Antônio Costa, RJ1
Ana Paula Fernandes tinha dado nota 10 para a Grande Rio, mas deixou as notas de Tuiuti, Portela e Mocidade. As três escolas, que desfilaram terça, acabaram levando 10.
A jurada Ana Paula Fernandes disse, em ligação com o coordenador da Liesa, que esqueceu de escrever as notas para três escolas na última noite de desfiles do Grupo Especial, mas que anotou as justificativas – que ficam em uma ficha separada.
A situação foi revelada nesta quarta-feira (5) durante a apuração das notas na Cidade do Samba, na Região Portuária do Rio. Por conta disso, as três escolas esquecidas levaram 10 no quesito samba-enredo.
Ela tinha concedido nota 10 para a Grande Rio, mas deixou as notas de Tuiuti, Portela e Mocidade – todas escolas que desfilaram na terça-feira. A Grande Rio foi a terceira agremiação da noite.
“Ela falou que deu a justificativa e posteriormente esqueceu de lançar o numérico, mas a nota não é válida”, explica o coordenador de jurados Thiago Farias.
Ana Paula é doutora em Sociologia e Letras e pesquisa percussão afro-brasileira.
“Essa jurada é uma jurava nova, uma das que entrou esse ano. A gente pode imaginar que ela tava muito cansada na última noite, mas ela só tinha isso para fazer”, afirma o jornalista e comentarista de carnaval Leonardo Bruno.
O RJ1 tentou contato com ela por ligação, mas Ana Paula não atendeu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/G/c/2pzzO2SgqHpBLR3RAsxQ/notaembranco.jpeg)
Caderno onde deveriam estar as notas da jurada — Foto: Reprodução/TV Globo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/u/K/x70AQLTaKJuAGOC2g1EA/jurada.png)
Quadro de notas da jurada Ana Paula Fernandes — Foto: Reprodução/TV Globo