Instituto do Meio Ambiente recebe doação de animais empalhados do Batalhão de Polícia Ambiental
Por Mary Landim/ Ascom IMA
Parceria entre o Batalhão de Polícia Ambiental e o IMA visa promover a conscientização sobre a preservação da fauna do nosso estado
IMA recebeu um quati adulto e filhote, um furão, um jacaré de papo amarelo e uma jiboia. Foto: Ascom IMA
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) recebeu, nesta quarta-feira (22), cinco animais taxidermizados provenientes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). As espécies empalhadas incluem um quati adulto e filhote, um furão, um jacaré de papo amarelo e uma jiboia. Esses espécimes serão utilizados em ações educativas, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a conservação dessas espécies e promover uma aproximação mais direta com a fauna do nosso Estado, algo muitas vezes inacessível para grande parte da população.
A doação chega em um momento oportuno para o IMA, que vê na parceria com o BPA um reforço significativo em suas ações de educação ambiental. Para Ykson Emery, gerente de Educação Ambiental do IMA, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento de atividades educativas mais impactantes. “Esses animais taxidermizados serão um recurso valioso nas nossas ações de sensibilização. Além de permitir que as pessoas se aproximem de espécies que dificilmente veriam ao vivo, essa parceria fortalece nosso trabalho de promover uma convivência mais harmônica entre a população e o meio ambiente”, frisou.
O Sargento Anderson Goés, do BPA, explicou a importância da iniciativa. “Para estreitar ainda mais a parceria entre o BPA e o IMA, o Núcleo de Educação Ambiental e Taxidermia do BPA resolveu fazer a doação desses animais taxidermizados. Esses animais, que são ‘empalhados’ como é popularmente conhecido, foram confeccionados no Batalhão a partir de espécimes que tentamos resgatar, mas que, infelizmente, não sobreviveram, como no caso de atropelamentos. O processo de taxidermia é realizado para promover a educação ambiental. Levamos esses animais às escolas, faculdades e à comunidade em geral para incentivar a conscientização sobre a importância desses animais vivos na natureza”, explicou.
As atividades educativas promovidas pelo IMA têm como objetivo não só a conscientização, mas também a formação de uma cultura de respeito e preservação ambiental. Para quem deseja solicitar atividades educativas, o IMA disponibiliza um canal direto por meio de seu site oficial, onde é possível agendar visitas guiadas, palestras e outras iniciativas voltadas à educação ambiental.
Como solicitar atividades educativas
Interessados podem acessar o Portal Ambiental do IMA e realizar o cadastro no link ( https://licenciamento.ima.al.gov.br/ ), ou entrar em contato com a equipe de Educação Ambiental pelo WhatsApp: (82) 9 8833-9407 , para agendar ações educativas nas escolas, universidades ou em eventos comunitários.