Imprensa internacional repercute impedimento de Bolsonaro de comparecer à posse de Trump
Por MSN
Passaporte de Bolsonaro permanece apreendido.
Jornais e veículos internacionais destacaram a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de negar a devolução do passaporte de Jair Bolsonaro, impedindo-o de viajar para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos, marcada para a próxima segunda-feira (20).
O New York Times abordou os inquéritos enfrentados por Bolsonaro, além de sua visão sobre os EUA e Trump, apontando que o ex-presidente “busca nos Estados Unidos uma oportunidade de alterar os rumos da política brasileira e, talvez, manter-se em liberdade”.
Já o Washington Post enfatizou os embates entre Bolsonaro e Moraes, citando o trecho da decisão em que o ministro ressalta que Bolsonaro, sem ocupar cargo oficial, não possui prerrogativa para representar o Brasil em eventos internacionais. O jornal também mencionou a publicação de Bolsonaro na rede social X, em que o ex-presidente comparou sua situação à de Trump, afirmando: “Ele superou o ativismo judicial. Eu também o superarei.”
A Al Jazeera descreveu o confisco do passaporte como parte das investigações em curso, destacando que Bolsonaro, frequentemente apelidado de “Trump dos Trópicos”, nega as acusações, mas é considerado pela polícia um risco de fuga.
Na Europa, o britânico The Guardian relembrou a apreensão do passaporte em fevereiro de 2024, relacionada a suspeitas de conspiração contra a democracia brasileira. O veículo frisou que Bolsonaro é um dos acusados de tentativa de impedir a posse de seu sucessor, caracterizando o caso como uma ameaça ao sistema democrático de 40 anos no Brasil.
O espanhol El País citou a comemoração de apoiadores bolsonaristas com a vitória de Trump e destacou o aumento dos problemas legais enfrentados pelo ex-presidente. O jornal também mencionou a ida de Michelle Bolsonaro a Washington como representante do marido, conforme divulgado em entrevista recente.