Ronaldo Fenômeno fala da candidatura à presidência da CBF e diz: ‘Hoje é odiada, as pessoas falam de corrupção’
Por gshow – São Paulo
O ex-jogador também comenta sobre a vitória de Vini Jr como melhor jogador do mundo pela Fifa: ‘Feito que ele conseguiu não é só vitória dentro de campo, é fora também’
Ronaldo Fenômeno anunciou a intenção de sua candidatura para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Aos 48 anos, o ex-jogador de futebol lançou a proposta no Jornal Nacional na noite de terça-feira (17). Ele contou no Mais Você para Ana Maria Braga que pretende resgatar a paixão do brasileiro pelo futebol.
“Tenho centenas de motivos para me candidatar, mas a principal é que a seleção brasileira joga e o nosso povo já é indiferente com o jogo, assiste, mas não tem aquele envolvimento. Na minha época, o Brasil parava, o futebol reunia e perdemos isso. Tem muitos problemas na indústria do futebol. Estou capacitado para unir a população novamente e trazer a força que a seleção brasileira precisa. Esse anúncio foi muito bom, mas estou processando as respostas das pessoas.”
“Talento nós temos, temos que desenvolver mais o futebol nos estados, o trabalho da CBF tem que ser desenvolver o futebol. A CBF, hoje, é odiada, aonde você vai, as pessoas falam de corrupção, má gestão, dos problemas que teve ao longo dos anos. A imagem da CBF é uma imagem ruim e quero transformar a CBF na empresa mais amada do Brasil”, afirmou ele, que completou:
“Estou animado e me sinto no dever de fazer, recebi tanto do futebol que quero continuar retribuindo.”
O ex-jogador explicou como funciona a votação para a presidência e comentou a atual situação da Confederação. O atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem mandato até o fim de março de 2026. A partir de abril de 2025 já pode ser marcada uma data para a próxima eleição. Ednaldo assumiu interinamente em agosto de 2021 para cumprir o mandato de Rogério Caboclo, afastado do cargo. No ano seguinte, foi eleito.
“Para me candidatar e formar a chapa preciso de quatro federações e quatro clubes. Acho que vou conseguir o apoio. A gente depende de quando vai ser a eleição. O presidente Ednaldo tem a partir de abril de 2025 até abril de 2026 para chamar a eleição, mas temos que se preparar. Ele está na cadeira da CBF sob uma liminar quando o tribunal do Rio, temos que estar vigilante. Vou viajar o Brasil inteiro para ouvir as federações e passar minha visão de futuro para eles. Era uma coisa que queria fazer e com esse objetivo de CBF”, explicou Ronaldo.
Ronaldo Fenômeno foi o atleta mais jovem a ganhar o prêmio de melhor jogador de futebol do mundo pela Fifa aos 19 anos. Este ano, Vini Jr foi o escolhido para receber o Fifa The Best 2024 aos 24 anos, se tornou o segundo brasileiro mais jovem a vencer. Kaká, em 2007, havia sido o último brasileiro a conquistar a honraria. Ronaldo relembrou sua premiação e elogiou Vini Jr no café da manhã do Mais Você.
“É muito difícil, a gente só pensa profundamente sobre isso quando passa. É uma história linda que o Vinicius está escrevendo, converso bastante com ele, dou muitos conselhos e ele tem evoluído tanto, é tão profissional e dedicado. Ele vai para Ibiza nas férias e sabe que a gente tá lá e vai lá em casa para treinar todos os dias, ele não bebe. Ele faz as festas e no dia seguinte via treinar, tem um compromisso, extremamente focado.”
“O feito que ele conseguiu não é só vitória dentro de campo, é fora também. O que ele tem sofrido nos estádios, o que ele passa, o ato do racismo é pesado para um jovem que está trabalhando, querendo se divertir jogando futebol, é dolorido.”