Sesau obtém aporte de R$ 18 milhões junto ao Ministério da Saúde para a realização de cirurgias
Por Josenildo Törres / Ascom Sesau
No segundo dia da agenda oficial em Brasília, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, obteve mais uma ótima notícia para a saúde pública de Alagoas. Isso porque o gestor da saúde estadual obteve, junto ao Ministério da Saúde (MS), o aporte de R$ 18 milhões para a realização de cirurgias eletivas, por meio do Programa Mais Especialidades, criado pelo Governo Federal.
O Mais Especialidades foi criado com o objetivo de diminuir o tempo de espera de pacientes por consultas e cirurgias no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio dele, será ampliado e qualificado o atendimento especializado à população, principalmente a que reside longe dos grandes centros urbanos, onde há carência de médicos especialistas.
Deste modo, através do Mais Especialidades, o Ministério da Saúde repassa recursos federais à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), visando custear serviços públicos e contratualizar na Rede Privada, caso seja necessário. Com isso, será ampliado o acesso a consultas especializadas e exames diagnósticos. O secretário de Estado da Saúde agradeceu o apoio do Governo Federal aos Estados e, mais especificamente, a Alagoas.
“O Governo Federal, por meio do presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva] e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, têm sido parceiros dos alagoanos. E este apoio tem resultado em grandes avanços para a saúde pública do Estado, uma vez que os recursos obtidos para o Mais Especialidades representam um aumento de 600% em recursos novos para utilização nas cirurgias em Alagoas”, frisou Gustavo Pontes de Miranda.
Residência em Saúde
Ainda em Brasília, o secretário de Estado da Saúde, ao participar de reuniões no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e na Organização Panamericana de Saúde (OPAs), tratou da formulação de novas Políticas para Residência em Saúde.
A finalidade é fomentar e estimular a formação de novos especialistas para preencher os vazios assistenciais, visando manter e ampliar, no futuro próximo, os serviços de excelência para os usuários do SUS.
“Este trabalho integrado demonstra o esforço da Sesau em atuar de forma alinhada com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, bem como, com o Conass e a OPAs, para que a saúde pública de Alagoas siga avançando e inovando sempre. Porque este é o desejo do governador Paulo Dantas, que é trabalhar por Alagoas com o coração e sempre dedicado a quem mais precisa”, sentenciou Gustavo Pontes de Miranda, que está em Brasília acompanhado do secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia.