Riacho Salgadinho começa a receber placas que vão recompor paredes do canal
Por
São mais de 4000 peças que vão recanalizar o Riacho Salgadinho, garantindo segurança dos transeuntes e permitindo a reurbanização da região.
As obras de canalização do Riacho Salgadinho, para recompor as paredes do canal que se deterioraram ao longo do tempo devido à poluição, já foram iniciadas. As primeiras placas estão sendo colocadas na Avenida Humberto Mendes, no bairro Poço.
Com estes materiais, será possível recanalizar o riacho e garantir a segurança de quem passa pela região, já que as paredes estão em estado de ruína em diversos pontos, correndo o risco de colapso. Além disso, o intuito é reestruturar as paredes, melhorar o escoamento e facilitar a limpeza do local.
No total, são mais de 4.000 placas que vão ser instaladas ao longo de todo o canal. Os materiais da canalização são gabiões-saco (telas preenchidas com pedras), que vão servir como reforço do leito do riacho, formando uma base sólida e uniforme para o assentamento das placas pré-moldadas.
O engenheiro responsável pela obra do Renasce Salgadinho, Jhoosef Cordeiro, destacou a necessidade de executar o serviço de recanalização devido às graves patologias estruturais identificadas no local.
“Após a retirada do lixo acumulado ao longo do Salgadinho e a exposição das paredes antes encobertas constatamos que estas estavam em condições muito piores do que havíamos previsto. Então, após avaliação da Seminfra, foi identificado o risco iminente de colapso das paredes de pedra argamassada que canalizam o Riacho Salgadinho. A canalização é fundamental para garantir a segurança e possibilitar o início da reurbanização ao longo do riacho”, explicou.
Renasce Salgadinho
As obras de requalificação vão transformar o Riacho Salgadinho e beneficiar mais de 300 mil maceioenses, quando estiver totalmente pronta.
A primeira etapa do Renasce Salgadinho, que é a parte de saneamento, já está em fase de conclusão, sendo finalizadas as obras da Lagoa Filtrante no Pau D’arco, Jardins filtrantes no Reginaldo e, com as estações elevatórias e tubulações prontas, faltando apenas a conexão com o Emissário Submarino da BRK.
Além da parte ambiental, o projeto do Renasce Salgadinho também conta com a reurbanização da Praia da Avenida, no trecho da foz do salgadinho até a estação de tratamento da BRK, urbanização das margens do Riacho Águas Férreas, próximo à UNIMA, em Cruz das Almas, e a reurbanização das margens do Riacho Salgadinho.
Após a conclusão desta primeira parte, deverão ser iniciadas as obras de urbanização do Riacho Salgadinho. O projeto visa transformar a área em um espaço mais atrativo e acessível, tanto para moradores quanto para turistas.