CESMAC realiza exposição de quadrinhos alagoanos
Por Ênio Lins
Será aberta segunda-feira, 18, a Mostra CESMAC de Quadrinhos Alagoanos, reunindo trabalhos de quadrinistas nativos ou residentes em Alagoas. A ideia inicial foi do incansável Douglas Apratto Tenório, vice-Reitor da instituição e educador aficionado pela História em Quadrinhos como suporte para divulgação da cultura e conhecimento e produto de grande eficiência educacional. Com a curadoria da excepcional Carol Gusmão (e modesta participação deste que vos escreve), a mostra conta com a arte e criatividade de Suel Damasceno, responsável pelos murais quadrinizados que são arte sequencial pura e uma atração à parte nos espaços da exposição.
MESSIAS MELO
Messias Melo (Manoel Messias de Mello, 1904/1994) será o homenageado central. Artista alagoano praticamente desconhecido em seu estado natal, apesar de ter sido um dos maiores nomes brasileiros na arte das Histórias em Quadrinhos. A obra desse grande autor é o destaque do evento, e será abordada em aula magna do pesquisador Emerson Magalhães em janeiro de 2025, marcando o início do ano letivo CESMAC e o encerramento da mostra.
MESA-REDONDA
Com abertura às 19 horas do dia 18 de novembro, a mostra tem como primeira programação uma mesa-redonda com o tema “O Mundo Mágico dos Quadrinhos”. Debaterão o tema os quadrinistas Rodrigo Catraca, Léo Villanova, Ricardo Bezerra e Emerson Magalhães, tendo como mediador este que vos manda esse convite. A conversa sobre HQ será realizada no Complexo de Inovações Pedagógicas, ao lado da Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes, Rua Cônego Machado, bairro do Farol. Destaque-se na organização da mostra a gestão do professor Rodrigo Guimarães, Coordenador Geral de Extensão Universitária do CESMAC. O evento tem a parceria do Instituto IDEAL.