Hemoal leva equipes itinerantes para captar doações de sangue em Arapiraca e Coruripe nesta quinta (12)
Por Josenildo Torres – Ascom Sesau
Os voluntários que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue devem seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde
Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde. Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) levará duas equipes itinerantes para captar doadores de sangue no interior do Estado, nesta quinta-feira (12). Em Arapiraca, a iniciativa ocorre das 8h às 16h, no Largo Dom Fernando Gomes, no bairro Centro. Já em Coruripe, a ação vai ser realizada na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), no bairro Centro, das 9h às 16h.
Os candidatos à doação de sangue devem seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.
Já os voluntários portadores de doença de Chagas, Aids, sífilis e que contraíram hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanente. E os candidatos à doação que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, o veto ocorre pelo período de um ano.
O Ministério da Saúde exige, ainda, que o voluntário porte um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando, apenas, comidas gordurosas. Com relação aos voluntários que ingeriram bebidas alcoólicas, a doação é proibida, assim como também no caso daqueles que não tenham dormido no mínimo 6 horas.