Sesau participa de reunião da Comissão Intergestores Bipartite e debate políticas públicas para a Saúde
Por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau
O encontro, realizado no auditório da Casa da Indústria, em Maceió, contou com a presença de representantes do Estado e de municípios de Alagoas
Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e dos municípios alagoanos, representados pelo Conselho de Secretarias Municipais da Saúde de Alagoas (Cosems/AL), participaram, nesta segunda-feira (9), da Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). No encontro, foram discutidas políticas públicas para a área da saúde e aprovadas deliberações voltadas à melhoria da assistência. O evento foi realizado no auditório da Casa da Indústria, no bairro Farol, em Maceió.
Entre as pautas apresentadas e aprovadas, está o credenciamento do Hospital Geral do Estado (HGE), como Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) tipo III, e a habilitação do Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, para realização do procedimento de vasectomia. Também ocorreu o credenciamento do Centro Especializado de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA) do município de Marechal Deodoro, no Plano Estadual de Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
Para o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, os encontros da CIB são essenciais para a melhoria e avaliação da Rede de Assistência em Saúde de Alagoas. “Com a participação de técnicos e gestores de todo o Estado, são implementadas ações para qualificar a assistência à saúde para a população do nosso Estado”, frisou, ao representar o titular da Sesau, Gustavo Pontes de Miranda.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Waldineia Silva, ressaltou que a atuação da CIB é importante pois integra diferentes visões administrativas e técnicas para a criação de políticas públicas de saúde. “Com o trabalho colegiado, podemos entender a situação da assistência e, através de negociações e debates técnicos, criar soluções para os desafios apresentados por cada região”, reforçou.