Unidades do Hemoal Maceió funcionam em horário especial no feriado da Padroeira em Maceió
Por Josenildo Torres – Ascom Sesau
Já o Posto de Coleta da Unidade Arapiraca, situado no bairro Eldorado, funcionará normalmente para doação sanguínea
Os postos de coleta de sangue da Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), situados nos bairros Trapiche e Via Expressa, irão funcionar das 7h às 17h nesta terça-feira (27), feriado municipal dedicado à padroeira da capital alagoana, Nossa Senhora dos Prazeres. O horário especial se baseia no Decreto Nº 95.021, assinado pelo governador Paulo Dantas e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 29 de dezembro de 2023, onde o artigo 2º especifica que os feriados declarados em lei municipal, de que trata a Lei Federal nº 9.093 de 1995, serão observados pelas unidades administrativas da Administração Pública Estadual Direta e Indireta do Poder Executivo.
Já o posto de coleta de sangue do bairro Farol, localizado no Hospital Veredas, também em Maceió, estará fechado nesta terça-feira (27), uma vez que o Hemoal segue as diretrizes administrativas da unidade hospitalar onde ele funciona. No interior do Estado, o posto de coleta da Unidade Arapiraca, situada no bairro Eldorado, próximo à Escola Alternativa, funcionará em seu horário habitual, das 7h às 18h, já que o feriado é exclusivamente dedicado à padroeira da capital alagoana, não afetando o funcionamento dos órgãos públicos situados nos 101 municípios do interior do Estado.
“Assim como acontece em todos os feridos, os Postos de Coleta do Trapiche, próximo ao HGE [Hospital Geral do Estado] e o da Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas [HMA], estarão funcionando em horário especial. Esta medida representa uma oportunidade para que os maceioenses que não dispõe de tempo para doar nos dias úteis, possam praticar este gesto nobre, no feriado, ajudando a salvar até quatro vidas”, ressalta a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.
Critérios
Os voluntários interessados em doar sangue devem seguir as exigências do Ministério da Saúde (MS), cujos principais pré-requisitos são ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50kg e portar um documento de identificação oficial e original com foto. É indispensável, ainda, que os menores de idade compareçam ao posto de doação de sangue acompanhados de um responsável legal, com o respectivo documento de identificação oficial e original com foto.
A diretora do Hemoal ressalta que os voluntários acometidos por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ficam impedidos permanentemente de doar sangue. Com relação aos impeditivos momentâneos, está o caso das pessoas que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, cujo impedimento ocorre pelo período de um ano.
“É importante ressaltar que o voluntário deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, e não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, além de evitar o consumo de alimentos gordurosos. No caso das mulheres, a doação é proibida, apenas, caso estejam grávidas ou amamentando e, para repetir o procedimento, elas devem respeitar um intervalo mínimo de três meses. Já os homens, podem realizar nova doação após dois meses da anterior”, explica Verônica Guedes.