Hemoal promove coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira (6)
Por Josenildo Torres – Ascom Sesau
Ações integram o Projeto Hemoal no seu município, lançado em Alagoas no último mês de junho
Para doar sangue, o voluntário deve ter boa saúde e idade entre 16 a 69 anos de idade. Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau
A primeira terça-feira (6) do mês de agosto será marcada por duas coletas externas de sangue promovidas pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal). As ações ocorrem, simultaneamente, das 8h às 16h, no Centro Universitário Unima, no bairro Cruz das Almas, em Maceió, e na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, em Arapiraca.
Entre os critérios para doar sangue, estão: ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e que apresentem um documento oficial e original com foto. Quanto aos voluntários acometidos por Aids, sífilis, doença de Chagas e hepatite após os 11 anos de idade, a doação de sangue é proibida.
No caso daqueles que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou tenham colocado piercing, a doação de sangue não é permitida por um ano. Com relação às pessoas gripadas, com Influenza ou Covid-19, a doação de sangue só pode ser efetuada após 10 dias sem sintomas.
Com relação às pessoas que se imunizaram contra o novo coronavírus, o intervalo deve ser de sete dias se os imunizantes foram a AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente ou Janssen. Já se a vacina foi a CoronaVac, o impedimento temporário é de dois dias, assim como deve ocorrer no caso do imunizante contra a Influenza.