Governador assina contrato para construção de três residenciais em Palmeira dos índios
Por Carlos Victor Costa / Agência Alagoas
Investimentos fazem parte do contrato do Novo Minha Casa, Minha Vida que beneficiam Palmeira dos Índios; mais sete cidades serão contempladas em breve
Foto: Agência Alagoas
Em uma cerimônia oficial realizada no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, o governador Paulo Dantas assinou nesta quarta-feira (24), o contrato para o início das obras do Novo Minha Casa, Minha Vida no município de Palmeira dos Índios. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado federal Isnaldo Bulhões, o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio César, o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Gustavo Torres, e representantes da Caixa Econômica Federal.
O novo programa habitacional, idealizado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Palmeira dos Índios, tem como objetivo atender famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00. No município, serão construídas 400 unidades habitacionais, distribuídas em três empreendimentos. São eles: o residencial Dona Júlia Josefa de Jesus e o residencial Professora Euridice Nascimento Tavares, que terão 150 unidades cada; e o residencial Prefeito Gileno Costa Sampaio, com 100 unidades. Nesta fase, o investimento será de R$57 milhões.
A previsão é de que nos próximos meses sejam assinados outros sete contratos para início das obras pelo Programa Minha Casa, Minha Vida para Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, São Miguel dos Campos, Penedo, Delmiro Gouveia e Igaci, somando mais 3.510 novas casas para a população alagoana. Além de reduzir o déficit habitacional do estado, o Programa Minha Casa, Minha Vida irá fortalecer a economia local, gerando empregos diretos e indiretos e garantindo moradia digna para aproximadamente 16 mil alagoanos.
Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do programa para a população de Palmeira dos Índios. “Nós já fomos contemplados com quase 4 mil unidades habitacionais, estamos iniciando com Palmeira dos Índios com essas 400 habitações. É um programa que tem dois eixos importantíssimos, que é o eixo do crescimento econômico, da geração de empregos, sobretudo na indústria da construção civil, e no campo social tira as famílias do aluguel, o que reforça a sua alimentação, melhora a qualidade de vida dessas pessoas, é um programa extremamente exitoso”.
Paulo Dantas reforçou que os investimentos do Governo Federal contribuem para o desenvolvimento de Alagoas, e permite que a região Nordeste continue crescendo.
“Não tenho dúvida nenhuma que esse trabalho em rede colaborativa vai fazer com que a nossa região Nordeste cresça, se desenvolva e que o nosso estado promova cada vez mais empregos e mais oportunidades. Então, para mim, hoje estar aqui tendo a condição de assinar esse contrato é motivo de muita alegria. Eu quero agradecer a Caixa Econômica Federal também, que fez um trabalho brilhante, foi muito ágil e eficiente. Então, esse trabalho em conjunto que vai nos garantir um futuro próspero, principalmente para as pessoas que mais precisam”, acrescentou.
O deputado federal Isnaldo Bulhões também parabenizou a iniciativa e destacou o compromisso do Governo Federal em garantir moradia digna para a população brasileira.
“O Novo Minha Casa, Minha Vida é um programa que faz a diferença na vida das pessoas. É a oportunidade de realizar o sonho da casa própria, que representa segurança, estabilidade e a construção de um futuro melhor. O dia de hoje é um dos mais especiais de toda a minha vida. Se tem um ser humano realizado, nesse mundo, não apenas em Alagoas, nem no Nordeste, nem no Brasil, vocês possam ter certeza que estou feliz demais em fazer parte dessa assinatura. Foi uma grande responsabilidade para nós do MDB liderar a pasta das Cidades, por meio do ministro Jader Filho, onde está acolhido o Minha Casa Minha Vida”, disse o parlamentar.
O prefeito Júlio César agradeceu o apoio do Governo Federal e Estadual para a viabilização do programa em Palmeira dos Índios.
“Este é um grande presente para o nosso município. As novas casas irão contribuir para reduzir o déficit habitacional e proporcionar mais dignidade para as nossas famílias. É uma felicidade gigante, imensa e essa é a nossa política, trabalhar para uma Palmeira dos Índios mais desenvolvida”, afirmou.
O secretário de Infraestrutura, Gustavo Torres, destacou o trabalho em conjunto e a determinação do governador Paulo Dantas para que Alagoas saísse na frente nas políticas de habitação.
“O governador, quando assumiu, já determinou que a gente trabalhasse junto ao Governo Federal para que buscássemos esses recursos e projetos importantes. O prefeito de Palmeira sai na frente, montou uma equipe competente, trabalhamos juntos, e a nossa bancada junto ao deputado Isnaldo Bulhões, que tem nos apoiado em todos os nossos projetos e tem feito esse trabalho em Brasília para que realmente Alagoas seja contemplada. Então nós temos o Minha Casa Minha Vida, nós já tivemos aqui o Presidente Lula lançando a retomada do Canal do Sertão e vários outros projetos, que a nossa bancada e essa equipe vem trabalhando para que a gente traga desenvolvimento para toda a população do estado de Alagoas”.