Prefeitura oferece maca ginecológica adaptável para o público feminino PCD
Serviço está disponível na UBS Walter Moura, na Santa Amélia
Por Redação 3, com assessoria
Maceió é o primeiro município de Alagoas a utilizar a maca ginecológica adaptável. O equipamento é um ganho para o público feminino PCD, por ser sinônimo de inclusão para quem precisa realizar os exames.
O serviço de assistência ginecológica prestada à mulher com deficiência é oferecido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Moura, localizada no bairro Santa Amélia, com uma maca adaptável para a realização de exames ginecológicos.
A iniciativa visa proporcionar acessibilidade às mulheres que possuem deficiência física, para a realização de citologias e consultas ginecológicas. O equipamento foi viabilizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) e está disponível para uso desde o início de fevereiro de 2024.
Acesso ao serviço
Os profissionais de saúde realizam buscas ativas na comunidade do entorno da unidade de saúde para identificar o público feminino que pode ser beneficiado pelo equipamento. Além disso, os médicos e enfermeiros da UBS Walter Moura solicitam encaminhamentos para a realização de exames ginecológicos, que será agendada pela diretoria do posto de saúde.
As mulheres com deficiências atendidas por outras unidades de saúde também podem ser encaminhadas para o local. Os atendimentos acontecem todas às quartas-feiras e são oferecidas 12 vagas semanais, sendo às 8h (quatro vagas); às 13h (quatro vagas) e às 17h (quatro vagas).