Projeto de muralismo leva arte à escola localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió
Por Ryan Charles (sob supervisão) / Ascom Secult
“Representação da arte em meio às múltiplas profissões” tem apoio do Governo de Alagoas, através da Lei Paulo Gustavo Alagoas
Proporcionar a reflexão através da intervenção artística é o principal objetivo da artista Laís Lima com o projeto de muralismo “Representação da Arte em Meio às Múltiplas Profissões”, realizado na Escola Katia Pimentel Assunção, no bairro do Jacintinho. A iniciativa movimentou a criatividade e engajou toda a comunidade escolar.
A concepção do projeto surgiu da ideia de representar artisticamente os diversos tipos de inteligência, respeitando a individualidade de cada pessoa. Laís Lima acredita que cada indivíduo possui habilidades cognitivas distintas e únicas. “A minha representação artística por meio das artes visuais busca fugir do estereótipo imposto pela sociedade. A beleza da arte que nos faz pensar está explicita nessa proposta que traz figurativos coloridos para vislumbrar um futuro. Seja a profissão que for”, afirmou.
Nas criações, foram reproduzidos diversos elementos relacionados às profissões abordadas nas pinturas que agora adornam os muros do colégio. Essas obras incluem curiosidades, informações sobre o mercado de trabalho e as principais habilidades necessárias para cada área profissional.
“Através deste projeto, estamos levando não só arte, mas também conhecimento e inspiração para os jovens do Jacintinho. O apoio do Governo de Alagoas é essencial para iniciativas como esta, que valorizam a cultura e promovem a educação”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
A ação é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), com premiação no Edital Nº 21/2023 do Concurso José Achiles Escobar.