Barcelona demite o técnico Xavi
Por Redação do ge – Barcelona, Espanha
Em rota de colisão com Joan Laporta, presidente do clube, técnico espanhol é comunicado diretamente pelo dirigente e não seguirá no time catalão na próxima temporada
O presidente do Barcelona, Joan Laporta, decidiu pela demissão de Xavi Hernández. O técnico espanhol de 44 anos, que havia mudado de decisão para seguir no cargo até junho de 2025, foi comunicado pelo próprio mandatário, em reunião no CT do clube nesta sexta-feira. O alemão Hansi Flick, ex-Bayern de Munique e seleção da Alemanha, deve ser o novo treinador do time catalão, segundo a imprensa espanhola.
– O presidente do Barcelona, Joan Laporta, anunciou nesta tarde a Xavi Hernández que não continuará como técnico do time principal na temporada 2024/25. O Barcelona agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, que se soma a uma carreira inigualável como jogador e capitão da equipe, e lhe deseja toda a sorte do mundo – diz o comunicado do clube, depois de diversos jornais da Espanha terem noticiado a decisão.
Segundo o Barcelona, além de Laporta, participaram da reunião o diretor esportivo Deco, o vice-presidente Rafa Yuste e os auxiliares de Xavi, Òscar Hernández, irmão do ex-jogador, e Sergio Alegre.
O técnico comandará o time pela última vez neste domingo, contra o Sevilla, fora de casa, pela última rodada da La Liga. Há um mês, em entrevista coletiva ao lado de Laporta e de Deco, Xavi anunciara ter deixado para trás a decisão, tomada em janeiro, de sair do clube ao fim da temporada.
Xavi tem 141 jogos como técnico do Barcelona, com aproveitamento de 68,7%. Ele comandou o time nas conquistas do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha em 2022/23, os primeiros títulos do Barça na era pós-Messi. Porém, o clube passou em branco na temporada 2023/24.
Clima de tensão
A grande questão envolvendo o trabalho de Xavi está no desempenho da equipe. O Barcelona termina a temporada 2023/24 sem nenhum título. O vice-campeonato da LaLiga foi assegurado no último domingo, na vitória por 3 a 0 diante do Rayo Vallecano. Terminar na segunda posição dá uma vaga para o clube na próxima edição da Supercopa da Espanha, mas não atende às expectativas da diretoria e torcida.
Além disso, Xavi e Joan Laporta não se entendiam tão bem nos últimos meses. O Barça vive um grave problema financeiro para a próxima temporada. Segundo o portal The Athletic, da Inglaterra, o clube precisa cobrir um buraco de 130 milhões de euros (R$ 724 milhões) nas contas para começar a pensar em contratações. O treinador já falou que o Barcelona terá dificuldades para contratar reforços e qualificar mais o elenco para a próxima temporada, e a afirmação desagradou Laporta.
A situação se torna ainda pior quando o retrospecto do principal rival, Real Madrid, é levado em consideração. Os merengues levaram o Campeonato Espanhol com quatro rodadas de antecedência e são finalistas da Champions League. Além disso, os rivais têm se reforçado mais a cada temporada com nomes de peso no futebol, o que agrava um cenário já negativo para o clube catalão.
O Barcelona entra em campo pela última vez na temporada 2023/24 no domingo, para enfrentar o Sevilla, fora de casa. A partida é válida pela 38ª rodada do Campeonato Espanhol e será disputada no Ramón Sánchez Pizjuán. A bola rola às 16h (de Brasília) e o ge acompanha o confronto em tempo real no que será a despedida de Xavi no comando do Barcelona.