Madonna no Rio: a uma semana do show, comerciantes e fãs se preparam para receber a diva pop em Copacabana
Por Louise Franca, Nathália Gomes, gshow — Rio de Janeiro
Cantora volta ao Brasil para apresentação histórica no próximo sábado (4) e comerciantes já percebem lucro com vendas de camisas, bonés e itens temáticos; veja preços, detalhes e onde comprar
Em uma semana, a faixa de areia da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, estará repleta de fãs curtindo o show histórico da Madonna. Mas antes da multidão de milhões ocupar o local, é possível ver os preparativos a todo vapor para a grande chegada do evento.
A cidade está repleta de anúncios do show e diversos lojistas produzem itens personalizados da musa pop. Seja no Saara (região de comércio popular da cidade) ou no próprio calçadão de Copacabana, o objetivo é garantir a lembrancinha e, claro, lucrar com a euforia dos apaixonados pela “Material Girl“.
Sempre presente no calçadão, Rose Santos preparou modelos de fabricação própria para os fãs. As bolsas custam R$25, mas nos próximos dias também venderá camisas como lembrança do evento.
“Estou aqui sempre, faça sol ou faça chuva. Sempre vendendo bolsas, lembranças para os turistas. Resolvi fazer alguns modelos da Madonna por causa do show. Espero vender mais na semana que vem”, contou Rose.
No mesmo local, Marcelo Luiz contou ao gshow que também já está na expectativa para a semana que vem.
“Trabalho com drinks durante o dia e resolvi vender de noite as camisas a R$50, que eu pego lá na Uruguaiana”, explicou o comerciante.
E no Centro do Rio não faltam opções de look para os fãs da Madonna curtirem o show na areia ou no conforto de casa, acompanhando a transmissão pela TV Globo, Multishow e Globoplay.
Lojas do centro comercial Saara já vendem camisas estampadas de R$50 a R$150, jaquetas a R$289 e mais itens personalizados. Enquanto a boliviana Silvia explicou que a ideia veio por um desejo próprio de fã, o gerente de outra loja revelou que o motivo é aproveitar a procura por mercadorias a preços acessíveis.
“Eu sou fã da Madonna e sou dos anos 80, né? Então, eu sei que tem muita gente que gosta também de Madonna. É por isso que eu decidi colocar em venda as blusas, para quem é fã também”, contou Silvia.
Aos 58 anos, a dona da loja no Centro do Rio vai realizar o sonho de ver um show da Madonna pessoalmente pela primeira vez, na companhia do seu filho. Já Paulo Moreira, confessou que passou a ter uma admiração pela cantora com o sucesso que seu comércio está recebendo, desde que começou a confecção de produtos exclusivos.
“A gente também vai abrir no dia do show, porque tem muita gente que está vindo de fora, não só fora do país, mas fora do Rio de Janeiro. Maranhão, Minas Gerais, Belo Horizonte, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná, e daí por diante. Muita gente vai vir de mala pegar a mercadoria que eles já estão encomendando. Lá em cima, no nosso segundo andar, tem uma área reservada só pra material que já foi pago e reservado por mais de 50 pessoas pra poder entregar no dia do show“, explicou Paulo.
Entre os bonés, canecas, pochetes e camisas personalizadas, o modelo com “bico no peito” tem sido sucesso de vendas. A ideia foi imitar o famoso sutiã cônico que a cantora usa desde os anos 90 em shows e mais de 400 recriações já foram compradas por fãs a R$110.
Aos 61 anos, Patricia Abud saiu de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio, para garantir o look dela. A ideia é assistir ao show de casa e ela quis estar preparada para o evento especial, com itens temáticos da cantora.
Junto com sua noiva e sogra, Paulo estima que já produziram mais de 3 mil itens personalizados de Madonna nas últimas semanas e que esse número deve aumentar.
“A gente confecciona, fabrica e, à noite, a gente já tem que fabricar de novo. Porque a procura está grande, o que a gente coloca em vitrine, vai embora.”
E não são apenas os cariocas que estão nos preparativos para o show, a procura é grande pelas redes sociais também:
“Nós vendemos para a Austrália, para os Estados Unidos, Itália, França… clientes estão fazendo encomendas para quando chegarem no Brasil comprarem. Mas venda presencial ainda não está tão grande, vem mais pela internet. Chegam 350 mensagens no WhatsApp e a gente parou duas pessoas especificamente para ficarem no computador respondendo o pessoal”, conta Paulo.
O Rio de Janeiro definitivamente estava com saudades da Madonna! Cartazes e banners espalhados pela cidade divulgam o grande show do dia 4 de maio e aumentam a expectativa de quem passa pelos pôsteres.
O espírito empreendedor do carioca segue colhendo louros. Gerente da loja, Paulo percebeu a movimentação de fãs na época dos shows da banda mexicana Rebelde e quando Taylor Swift veio ao Brasil em novembro do ano passado, e foi isso que despertou a ideia de aproveitar a vinda de Madonna também.
“Na época fez filas imensas que dobravam a esquina e o pessoal vinha de mala para poder pegar mercadorias já reservados ou até mesmo que não foram reservados. É óbvio que naquele período a gente não achou que a proporção seria tão grande,” conta Paulo Moreira.
Com essa experiência, a família contratou mais funcionários e se preparou para atender aos fãs que buscam itens temáticos da Madonna. Com bolsas, faixas, canecas e até brincos à venda, o comerciante dá a dica para o público correr para se preparar: “Muita coisa já esgotou e essa semana do show vai bombar“.