Autarquia de Limpeza Urbana transforma pontos de lixos em áreas de convívio
Por
A transformação foi feita com paisagismo e plantio de mudas em áreas do Poço, Chã da Jaqueira, Graciliano Ramos, Prado e Vergel, onde antes se acumulavam resíduos descartados irregularmente
As ações, executadas durante o último mês, foram concluídas nesta semana e contaram com o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle e da Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na parte baixa da cidade.
Os espaços, que geravam toneladas de resíduos por semana, causavam transtornos para a população. Por conta da sujeira, as comunidades eram afetadas pelo mau-cheiro e a presença de animais peçonhentos como escorpiões, ratos e baratas. Os moradores relataram que o ambiente era feio e sujo. “Aqui dava muito rato e todo tipo de inseto por conta do lixo. Fico muito feliz em ver que a Prefeitura de Maceió limpou e está fazendo essa decoração”, disse Analice Martins, que mora no Conjunto Luiz Pedro há seis anos.
A moradora ressaltou ainda, a importância da colaboração dos moradores para manter o local limpo e organizado. “Em nada adianta se os moradores não colaborarem também, né. Tem que parar de jogar lixo no lugar e hora errada”, alertou.
Nas cinco áreas públicas, a Alurb fez a colocação de cercas decorativas, caqueiras com plantas ornamentais e pedriscos de vários tipos, mudando a realidade anterior dos locais, que também receberam pintura nova.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, destacou o trabalho desenvolvido para melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros de Maceió. “Mais cinco pontos de lixo foram eliminados e pudemos devolver esses espaços revitalizados à população. Estamos a cada dia atingindo o nosso objetivo de erradicar o descarte irregular que é feito na capital e melhorar Maceió para todos”, afirmou.
Outra ação realizada foi a educação ambiental. Servidores da Alurb foram de porta em porta explicar a atividade realizada no ponto de lixo e orientar a respeito do descarte correto dos materiais e da preservação daquela área.
“Todos que residem perto dos locais revitalizados ficaram cientes de suas responsabilidades, de como preservar a área, de como aproveitá-la melhor e entender que todos da comunidade também querem utilizar. Assim, irão dividir funções e cuidar do ambiente que proporcionamos”, completou a diretora.