Ações de educação ambiental e limpeza preservam praias de Maceió
Por
Além de orientações sustentáveis para transeuntes e comerciantes da região, Prefeitura também realiza coleta de resíduos nas piscinas naturais
A princípio, as equipes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) percorrem uma grande extensão do calçadão e faixa de areia da praia, conversando e orientando cidadãos que ali frequentam a respeito do armazenamento do resíduo gerado e da destinação correta a ser dada posteriormente. Os servidores também fazem a distribuição de lixocar para as pessoas, objetivando o descarte correto por parte dos motoristas.
Renato Chagas, turista que está em Maceió com sua família, avalia a ação e se diz um grande frequentador da capital devido a suas belezas naturais.
“Venho à Maceió sempre que posso e gosto muito das praias e tudo que a cidade tem a oferecer. Então, é função minha também atuar como alguém que preserva o meio ambiente e a limpeza dos locais onde visito”, contou.
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, afirma que Maceió recebe muitos visitantes no verão, daí vem a necessidade de manter os pontos turísticos limpos e organizados.
“As pessoas vêm à Maceió para conhecer nossas belezas naturais, então elas têm que estar limpas e preservadas. Nesta operação estamos orientando nossos ambulantes e estabelecimentos para que façam o descarte correto do resíduo gerado. Mas, precisamos que os turistas também façam sua parte, então eles fazem parte do processo e do objetivo que a ação tentará alcançar”, disse.
Ecoboat nas piscinas naturais – A novidade na Operação Verão deste ano é a utilização do Ecoboat na limpeza das piscinas naturais da capital. Atualmente, o catamarã que cuida da orla funciona com foco na foz do Riacho Salgadinho, onde diversos resíduos descartados de forma irregular são arrastados pelas águas pluviais. No entanto, com a quantidade de pessoas visitando as piscinas naturais, principalmente nesta época, o cuidado com a região foi intensificado para manter a preservação.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, afirma que a medida tem como objetivo manter os locais livres do descarte irregular e dar conforto para quem os visita.
“Sabemos que as pessoas que trabalham com esse tipo de serviço já cuidam das piscinas naturais. Mas, nós, como poder público, estamos fazendo a nossa parte e intensificando essa limpeza, recolhendo resíduos flutuantes que escapam da proteção dos trabalhadores”, frisou.
Além das atividades de educação ambiental, fiscalizações, distribuição de sacolas e cadastramentos de ambulantes também foram realizados pela Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), órgãos parceiros da Alurb nas ações.