Muitos de nós precisamos de cafeína para sobreviver ao dia, mas além da quantidade, existe um horário ideal para tomar café? De acordo com especialistas, sim. Para colher os principais benefícios energizantes e evitar o nervosismo, a recomendação é tomar a primeira xícara de café entre 9h30 e 11h.
Estudos mostram que os níveis de cortisol, os hormônios do estresse, são mais altos pela manhã e caem ao longo do dia, com duas grandes quedas por volta das 9h30 e das 13h. Tomar um café demasiado cedo aumenta ainda mais estes níveis, deixando-nos em risco de nervosismo desnecessário.
Embora útil para acordar, níveis elevados de cortisol são considerados prejudiciais em momentos de estresse. Adicionar a cafeína nesse momento, cria uma resposta desnecessária ao estresse no corpo.
“Embora não tenha havido muita pesquisa feita em humanos sobre a interação entre o café, o cortisol e o ritmo circadiano, sabemos o suficiente sobre cada um separadamente. Por isso, sugiro que esperar um pouco antes de tomar a primeira xícara de café da manhã é uma boa ideia”, explicou a nutricionista esportiva Amanda Maucere, ao site de saúde Well and Good.
A cafeína começa a fazer efeito cerca de 5 minutos depois de tomar café. Os efeitos aumentarão até atingir o pico entre cerca de 15 minutos e duas horas depois, dependendo da ingestão de comida anterior e da velocidade do seu metabolismo. Existem pessoas que demoram até dez horas para metabolizar a cafeína.
Em relação ao resto do dia, a recomendação é tomar café até seis horas antes de dormir. A razão é que o excesso de cafeína perturba o sono, bloqueando os receptores dos hormônios adenosina e melatonina. Para quem vai para a cama às 22h, o ideal é tomar a última xícara até às 16h.
Se você precisar de energia para ficar acordado durante a tarde, pode optar por um chá, que contém cerca de um quarto da cafeína do café.
Quantidade de café
Cerca de 100 a 150 miligramas de cafeína, equivalente a uma ou uma xícara e meia de café, é uma quantidade razoável para dar um ânimo saudável pela manhã. No entanto, é preciso estar atento a quantas xícaras você toma por dia.
A recomendação da FDA, agência que regula medicamentos é não ultrapassar 400 miligramas de cafeína por dia para adultos, o que equivale a cerca de quatro xícaras de café.