Sine Maceió já intermediou mais de 5 mil vagas de empregos ao longo de 2023
Por Secom Maceió
Iniciativas de capacitação profissional e ações Itinerantes contribuíram para saldo positivo de emprego na capital
A Prefeitura de Maceió segue trabalhando para gerar emprego e renda na capital, inserindo cada vez mais maceioenses no mercado de trabalho. Ao longo do ano, foram 5.032 vagas ofertadas por meio do Sine Maceió, além de 23.260 currículos cadastrados.
Aliado à desburocratização para a abertura de novos empreendimentos, o Sine Maceió conquista confiança do público e das empresas, se tornando o maior banco de currículos do estado de Alagoas. A modernização e a triagem ofertados pelo município também contribuem para a confiabilidade do serviço.
Além da oferta de empregos em diferentes áreas, há vagas específicas para Pessoas com Deficiência, garantindo a inclusão e auxiliando na autonomia e geração de renda.
Dentro das ações desenvolvidas pelo serviço em 2023, além do cadastro de currículos e direcionamento para as empresas, em março houve o lançamento do novo sistema online de cadastro de currículos, substituindo o uso do e-mail que era utilizado, melhorando a acessibilidade e aumentando a segurança dos dados dos candidatos.
A atualização agilizou, ainda, os processos de envio e triagem de currículos, garantindo maior assertividade no direcionamento aos empregadores. Além disso, facilitou o acesso das pessoas que tinham dificuldade para se deslocar ao posto de atendimento, no Centro de Maceió, para realizar o cadastro.
Já com o objetivo de ofertar mais oportunidades aos maceioenses, a Prefeitura lançou o programa Qualifica Maceió, que já conto com quatro turmas formadas. A iniciativa alia a qualificação profissional e já direciona ao mercado de trabalho.
O Sine também lançou o programa Emprega Maceió, que leva todos os serviços de empregabilidade de forma itinerante para as praças dos bairros com maiores índices de desemprego da cidade, com a presença das empresas parceiras.
No total, já foram mais de 2500 pessoas atendidas em cinco edições, além dos dois mutirões de emprego.
Já durante a Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (FESUPER), evento idealizado para fazer a ponte entre empresas e trabalhadores, o Sine fechou parcerias com 90% das empresas expositoras, dobrando a quantidade de empresas cadastradas, como também abriu mais de 250 vagas em parceria com as empresas visitantes.
Os lojistas também foram contemplados com as ações do Sine. Empreendedores do Shopping Popular e do Centro de Maceió participaram de curso para impulsionar as vendas pela internet.
Maceió também se destacou como a primeira do Nordeste em que as mulheres em situação de violência doméstica ou familiar passaram a ter prioridade nas ofertas de emprego, com a destinação de 10% das vagas disponíveis no mercado de trabalho.
De acordo com Nycholas Pires, diretor do Sine, as ações impulsionam a economia da capital e dão mais dignidade aos maceioenses. “A quantidade de supermercados e comércio em geral tem crescido muito na parte alta de Maceió, com a atração de novas empresas. A capital gerou mais da metade dos empregos de Alagoas este ano e estamos batendo recordes de vagas disponibilizadas”, ressaltou o diretor do Sine Maceió, Nycholas Pires.