Secom Alagoas vence prêmio Guerreiros da Criação na categoria Melhor VT Institucional
Por Paulo Victor Costa – Agência Alagoas
A peça vencedora desenvolvida pela agência Artecetera e pela produtora VTK destacou a relevância do Dia da Consciência Negra
Além de melhor VT Institucional, o Governo de Alagoas foi o maior vencedor ao ser premiado em mais cinco categorias, com peças publicitárias do Detran. Foto: Ailton Cruz
A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) venceu a categoria Melhor VT Institucional do 30° Prêmio Guerreiros da Criação, promovido pelo Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM). O anúncio ocorreu nesta terça-feira (5) em um evento reunindo os principais nomes do mercado publicitário alagoano. O VT premiado foi o ‘Novembro Negro’, lançado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. A peça publicitária foi desenvolvida pela agência Artecetera e executado pela produtora VTK.
Além disso, o Governo de Alagoas foi o maior vencedor da noite ao ser premiado em mais cinco categorias, com peças publicitárias do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran).
O prêmio de Melhor VT Institucional foi entregue ao secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante, que comemorou que a mensagem pretendida pelo Governo de Alagoas recebeu amplo engajamento. A peça foi embalada pelo poema “Serra da Barriga”, do alagoano de União dos Palmares Jorge de Lima: “Aqui não há cangas, nem troncos, nem banzos”.
“Recebemos com muito orgulho a premiação de seis peças do Estado, sendo cinco especialmente para o Detran. O filme do governo destinado ao Dia da Consciência Negra ganhou na categoria VT institucional. Este possui um simbolismo especial por tudo que representa a saga de Zumbi na Serra da Barriga e a decisão de trabalhar com uma equipe totalmente negra em sua produção e exibição. Fico muito feliz por verificar o reconhecimento da qualidade do material publicitário governamental”, afirmou.
NOVEMBRO NEGRO
A campanha publicitária foi feita com a ideia de celebrar Zumbi dos Palmares no mês da Consciência Negra, promover a Serra da Barriga como polo nacional de afroturismo e valorizar profissionais pretos de Alagoas.
Para o sócio diretor da Artecetera, Luciano Quirino, que participou da criação do vídeo, o filme em homenagem ao Dia da Consciência Negra se configura como um marco histórico para o Governo de Alagoas e para o mercado publicitário sendo produzido por uma equipe de 100% de pretos não somente no elenco, mas em todo processo de criação, direção e produção. “Para nós da Artecetera, o resultado foi uma trabalho cheio de significado, orgulho e representatividade”.
A campanha, logo, ganhou destaque na mídia nacional pelo ineditismo. A revista Exame, por exemplo, enfatizou os conceitos da representatividade trabalhados no vídeo, que foi feito pela produtora VTK.
RELEVÂNCIA
Ainda no 30° Prêmio Guerreiros da Criação, o Governo de Alagoas, por meio do Detran, ganhou mais cinco prêmios, sendo eles: a campanha São João da Proteção, idealizada pela agência publicitária Disrupy que venceu nas categorias de Jingle de Rádio, Rota Mídia Exterior, Redes Sociais e Mídia Digital Out of Home – Elemídia. Já a campanha Lei Seca no Carnaval – 2023, da agência Duck, venceu a categoria Spot de Rádio.
Referência no mercado publicitário, o Guerreiros é uma iniciativa do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) para valorizar a técnica e a criatividade de profissionais envolvidos no processo da publicidade em Alagoas, através do reconhecimento de agências, produtoras e anunciantes que participaram da construção das campanhas e peças publicitárias.FICHA TÉCNICA
FICHA TÉCNICA
Cliente: Governo de Alagoas
Agência: Artecetera Comunicação Integrada
Atendimento: Luciano Quirino
Criação: Luciano Quirino e Renato Nascimento
Produção: Luiz Moreira
Mídia: Claudia Alcântara
Produtora: VTK Vídeo Produções
Direção de cena: Lucas Cachalote
Direção de Fotografia: Gerson Barros
Coordenadora de Produção: Paula Amaral
Produção: Roseane Conceição
Assistente de produção: Saulo Emanuel
Figurinista: Pedro Braz
Maquiagem: Gabriella Gomes
Som direto e trilha: Christiano Reis
Interpretação: Chico de Assis
Locução: Diva Gonçalves
1º Assistente: Dalio Marinho
2º Assistente: Marcelo Lenhador
Gaffer: Valterlin
Assistentes de Maquinaria: Edson Oliveira e Paulo
Edição: Anderson Conrado
Fotografia: Romildo Soares
Grupo de Dança e Percussão Afro: Olóómi Áyyéé – Comunidade Remanescente Quilombola Muquém