Governo de Alagoas e ONU-Habitat iniciam capacitação sobre prevenção à violência
PorRoberison Xavier – Ascom SSP
Atividades vão acontecer durante toda a semana, com capacitação para órgãos estaduais e municipais
Segundo o coordenador de programas do ONU-Habitat, Alex Rosa, a ampliação da ação conjunta reforça o zelo pelo bem-estar da população. “A gente quer avançar ainda mais. Não basta só reduzir os índices de violência, a gente precisa entender o que é trabalhar a prevenção. E isso envolve diversas secretarias, desde as ações sociais, a educação, primeira infância, trabalho em espaços públicos e infraestrutura urbana. É esse entendimento mais global de que a prevenção da violência é uma responsabilidade de todos”, afirmou.
Ainda houve uma palestra ministrada pelo coordenador de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e especialista no método CPTED (Prevenção ao Crime por meio do Desenho Urbano), tenente-coronel PMDF Isângelo Senna. Ele apresentou experiências desenvolvidas na capital federal e que, através do projeto Cidades 2030, será implantado nos municípios alagoanos.
O chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, falou sobre a importância da capacitação. “Quanto mais tivermos um olhar voltado para prevenir crimes, estaremos aumentando os cuidados com o povo alagoano, principalmente os mais vulneráveis. É muito bom ver que os gestores municipais estão buscando participar desse trabalho, ampliando as medidas para redução da criminalidade. Estaremos sempre lado a lado dando o apoio necessário”, disse o oficial.
Outros participantes também enalteceram a oportunidade da disseminação de conhecimento, bem como as ações conjuntas já desenvolvidas em prol da segurança da população, como a secretária-executiva da Mulher e Direitos Humanos, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Dilma Pinheiro, e o superintendente do Programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva.
Também participaram da reunião representantes das secretarias estaduais de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria).
As instruções seguem divididas em dois ciclos:
— Dias 24 e 26 de outubro: Treinamento sobre o método de Prevenção ao Crime por meio do Desenho Urbano (CPTED) para integrantes da Segurança Pública estadual, das 9h às 17h;
— Dia 25 de outubro: Oficina sobre o método CPTED para os participantes da iniciativa Cidades 2030, liderada pelo ONU-Habitat, das 9h às 13h.