Saque-aniversário do FGTS: nascidos em maio são os próximos a receber; confira o calendário
Por O Estadão
Os pagamentos do saque-aniversário do FGTS para os nascidos em maio ficam disponíveis no primeiro dia útil do mês, ou seja, na próxima sexta-feira, 2 de maio. O valor pode ser sacado em até 90 dias, até o dia 31 de julho, para os trabalhadores que optaram pela modalidade.
Trabalhadores nascidos em março receberam o saque-aniversário entre os dias 13 e 17 de março, após a Caixa Econômica Federal anunciar uma mudança excepcional nas datas para o mês. O valor também pode ser sacado em até 90 dias, a depender da data de pagamento.
Já para os nascidos em fevereiro, o saque pode ser realizado até o dia 30 de abril.
Veja o calendário de pagamentos do saque-aniversário do FGTS em 2025
- Nascidos em maio: de 2 de maio de 2025 a 31 de julho de 2025
- Nascidos em junho: de 2 de junho de 2025 a 29 de agosto de 2025
- Nascidos em julho: de 1º de julho de 2025 a 30 de setembro de 2025
- Nascidos em agosto: de 1º de agosto de 2025 a 31 de outubro de 2025
- Nascidos em setembro: de 1º de setembro de 2025 a 28 de novembro de 2025
- Nascidos em outubro: de 1º de outubro de 2025 a 30 de dezembro de 2025
- Nascidos em novembro: de 3 de novembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026
- Nascidos em dezembro: de 1º de dezembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026
O saque-aniversário é uma alternativa ao saque-rescisão e permite que o trabalhador saque parte do saldo de sua conta do FGTS no mês de seu aniversário. Neste caso, se o trabalhador for demitido, não poderá sacar o valor integral da conta, mas apenas o valor da multa rescisória.
Na sistemática padrão do FGTS, o saque-rescisão, o trabalhador demitido sem justa causa tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida.
-
Como funciona a antecipação do saque-aniversário do FGTS? Entenda
-
Como funciona a nova faixa do Minha Casa, Minha Vida? Quem tem direito? Veja perguntas e respostas
-
Empréstimo consignado pode ser feito usando o FGTS como garantia? Conheça o Crédito do Trabalhador.
No entanto, o governo federal publicou em fevereiro uma medida provisória (MP) que autoriza trabalhadores demitidos que optaram pela modalidade do saque-aniversário a sacar o saldo bloqueado. A medida contempla trabalhadores demitidos entre janeiro de 2020 até a data da publicação da MP. O dinheiro é pago em duas etapas: uma em março e outra em junho.
Como aderir ao saque-aniversário?
A adesão à modalidade do saque-aniversário, que é opcional, deve ser realizada por meio do aplicativo ou do site do FGTS. Por esses canais, o trabalhador deve cadastrar uma conta bancária para receber o valor. O valor estará disponível em conta cinco dias úteis após o pedido, se ocorrer no mês de aniversário, segundo a Caixa.
Por meio do aplicativo do FGTS também é possível solicitar o retorno à modalidade saque-rescisão, desde que não haja operação de antecipação contratada, informa a Caixa. Porém, a mudança só terá efeito a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da solicitação de retorno.