Governo de Alagoas e Ufal iniciam preparativos para a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Por Daniel Borges / Ascom Secult
Evento literário acontece de 31 de outubro a 9 de novembro de 2025, em Maceió

A contagem regressiva para um dos maiores eventos literários do Nordeste já começou. A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas será realizada de 31 de outubro a 9 de novembro de 2025, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), a Bienal promete movimentar o cenário cultural do estado.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, se reuniu, nesta terça-feira (1), com o curador do evento e diretor da Editora da Ufal (Edufal), professor Eraldo Ferraz, e com a vice-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Taciana Melo dos Santos. O encontro teve como objetivo alinhar as estratégias para a realização do evento, que terá como tema a conexão cultural entre Brasil e África.
“O governador Paulo Dantas já esteve reunido com o reitor Tonholo, e eles definiram diretrizes importantes para que possamos colocar em prática este grande evento, contando com o apoio de diversos órgãos do Estado”, destacou Mellina Freitas.
A secretária também ressaltou o impacto da Bienal para o estado. “A Bienal do Livro é um evento que fomenta o hábito da leitura e democratiza o acesso ao conhecimento. Além disso, movimenta a economia criativa, impulsiona o turismo cultural e fortalece Alagoas como um polo de produção e difusão literária”, disse Mellina.
O professor Eraldo Ferraz também reforçou a importância do evento. “Estamos trazendo o tema Brasil e África ligados culturalmente em seus ritos e raízes. Com certeza, esta Bienal será um marco para Alagoas”, afirmou.
A vice-presidente da Fundepes, Taciana Melo dos Santos, celebrou a parceria com o Governo. “O apoio do Estado é fundamental para a concretização deste evento multicultural”, pontuou.
Com uma programação diversificada, a Bienal promete reunir escritores, pesquisadores, editoras e amantes da literatura para uma imersão no universo dos livros e da cultura. Mais detalhes sobre a programação serão divulgados em breve.