FIQUE POR DENTRO DE TUDO

  • Home
  • Broadcast Live
  • Channels
  • Home
  • Broadcast Live
  • Channels
FIQUE POR DENTRO DE TUDO
  • Geral
  • 0

Alagoas vai contar com Observatório da Desinformação para combater fake news e proteger a democracia

por Redação - 1 · Published 26 março, 2025 - 3:30 am · Updated 26 março, 2025 - 5:34 am

Por Ascom TRE/AL

Iniciativa reúne TRE-AL, governo de Alagoas, Justiça, Ministério Público e Ufal para monitorar notícias falsas e promover educação midiática no estado

 Agência Alagoas

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom), lançam, nesta quarta-feira (26), o Observatório da Desinformação no Estado. A iniciativa busca combater as fake news e promover a integridade das informações, especialmente durante os períodos eleitorais, além de incentivar a educação midiática nas instituições.

A solenidade de lançamento ocorrerá durante as atividades do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, às 14h. O projeto surgiu da preocupação com o crescente fenômeno da desinformação, que tem prejudicado a democracia e influenciado negativamente a opinião pública, principalmente em momentos eleitorais. O Observatório será responsável por monitorar, identificar, analisar e combater a propagação de notícias falsas, usando tecnologia de ponta e metodologias especializadas.

Entre os principais objetivos do Observatório, estão a realização de estudos e pesquisas sobre a desinformação, o apoio jurídico no combate às fake news e a promoção de campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos das informações falsas. A parceria entre as instituições envolvidas visa criar um ambiente mais seguro para a disseminação de notícias verdadeiras e confiáveis.

O projeto será coordenado por um Comitê Gestor, formado pelos representantes das entidades participantes. A Ufal ficará responsável pelo desenvolvimento de estudos e formação de recursos humanos, enquanto o TRE-AL contribuirá com dados sobre o processo eleitoral, a integração dos órgãos e a coordenação das iniciativas. O TJ-AL apoiará com orientações jurídicas sobre as implicações legais da desinformação e o MPF e MPE ajudarão na identificação de possíveis crimes eleitorais relacionados às fake news. Já a Secom será responsável pela divulgação de campanhas educativas, dentro de um projeto amplo que será lançado pelo governo estadual.

A criação do Observatório reflete o compromisso das instituições em fortalecer a democracia e promover um ambiente informativo saudável em Alagoas. A iniciativa também se destaca como uma importante ferramenta de combate à desinformação, contribuindo para o fortalecimento da confiança pública nas instituições e no processo eleitoral.

Serviço:

Lançamento do Observatório da Desinformação no Estado

Onde: Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, às 14h.

Share

Você pode gostar...

  • 0

    Moraes manda suspender o X no Brasil após rede não designar um representante legal no país

    30 agosto, 2024 - 7:20 pm

     por Redação - 1 · Published 30 agosto, 2024 - 7:20 pm

  • 0

    Arsal divulga relatório anual de 2024 do setor de gás canalizado

    26 abril, 2025 - 12:39 pm

     por Redação - 1 · Published 26 abril, 2025 - 12:39 pm

  • 0

    Governo capacita conselheiros tutelares de Maceió sobre nova versão do Sipia

    8 agosto, 2024 - 9:50 am

     por Redação - 1 · Published 8 agosto, 2024 - 9:50 am · Last modified 8 agosto, 2024 - 5:53 am

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

  • Próximo história Denúncia do golpe: Primeira Turma do STF retoma julgamento que vai decidir se Bolsonaro e aliados se tornam réus
  • História anterior Vila de Páscoa começa a ser montada no Parque Centenário

Categorias

Ad
Ad

contato@fiquepordentrodetudo.com.br

Powered by WordPress. Theme by Press Customizr.