Festas de fim de ano arrecadam mais de duas toneladas de alimentos para o Alagoas Sem Fome
Por Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas
Em janeiro, outros pontos de arrecadação darão continuidade ao combate à fome
Programa Alagoas Sem Fome uniu as festas de fim de ano à solidariedade. Foto: Agência Alagoas
A maior iniciativa de combate à fome no estado, o programa Alagoas Sem Fome uniu as festas de fim de ano à solidariedade. Nos quatro dias do Celebration Week, realizados de 27 a 30 de dezembro, no Café de La Musique, no bairro Pescaria, foram arrecadados 2.250 kg de alimentos não perecíveis.
O programa Alagoas Sem Fome vem se consolidando como um dos principais pilares na redução da desnutrição no Estado. Além da arrecadação promovida pelo Café de La Musique, o programa contou também com a colaboração do Réveillon Celebration, que realizou uma ação de arrecadação durante o ano novo, e continuará promovendo iniciativas semelhantes ao longo do mês de janeiro.
“Combater a fome é um papel de todos nós, e o Alagoas Sem Fome engaja não só os órgãos governamentais, mas também a sociedade civil e as instituições privadas, como o Café de La Musique e o Celebration, que promovem ingressos solidários e contribuem para a arrecadação de alimentos. Em 2025, continuaremos trabalhando para garantir segurança alimentar e transformar a vida das famílias alagoanas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou a Secretária do Planejamento e coordenadora-geral do Alagoas Sem Fome, Paula Dantas.
A captação dos alimentos do programa é realizada por meio de pontos de arrecadação fixos distribuídos em Maceió. No caso das festas do Celebration Week, os pontos foram instalados na entrada do evento.
Além da parceria com empresas privadas, órgãos governamentais participam das campanhas internas de solidariedade. Os alimentos arrecadados são doados para entidades alagoanas cadastradas no programa Nota Fiscal Cidadã.
Balanço 2024
Em 2024, o programa arrecadou 58 toneladas de alimentos e distribuiu 43,6 toneladas para 45 entidades alagoanas cadastradas no programa Nota Fiscal Cidadã.
Outra importante atividade desenvolvida pelo Alagoas Sem Fome é o projeto Padaria Artesanal, que já capacitou 540 homens e mulheres na arte da panificação. Por meio de técnicas simples de cozinha, com utensílios e ingredientes básicos, os alunos aprendem a produzir pães nutritivos, promovendo a qualidade alimentar de suas famílias. Além disso, são incentivados a empreender, garantindo a independência financeira de seus núcleos familiares.
Com enfoque intersetorial, o Alagoas Sem Fome também engloba programas de outras secretarias e órgãos do Governo, como Complexos Nutricionais e Restaurantes Populares (Seades); Cartão Escola 10 e Mais Merenda (Seduc); Programa de Aquisição de Alimentos (Emater); Vida Nova na sua Casa (Seinfra); Crédito do Trabalhador do Turismo e Escola do Turismo (Setur); Cartão Cria e Creches Cria (Cria); Planta Alagoas e Distribuição de Alevinos (Seagri); Hortas Urbanas (Semarh); e Mais Água Alagoas (Segov), entre outros.