Maceió se consolida como a capital que mais vacinou contra a Covid-19
Por Ascom SMS
Conquista ocorre graças a iniciativas inovadoras, como ônibus da vacinação e descentralização dos pontos
A vacinação contra a Covid-19 sempre foi prioridade na gestão do prefeito JHC, que não mediu esforços para acelerar ao máximo a imunização do maceioense. Desde o início, em 2021, o trabalho da Prefeitura de Maceió levou a cidade a ficar entre os municípios que mais vacinaram no Brasil, sendo a primeira capital a concluir o esquema vacinal dos grupos estabelecidos como prioritários pelo Ministério da Saúde.
Antes mesmo do início da vacinação, a Prefeitura de Maceió se preparou para o recebimento das doses. Uma das iniciativas foi a entrega de 10 câmaras frias para a Central Municipal de Rede de Frio, que passou a ter capacidade para armazenar 694.500 imunizantes. Antes, a capacidade de armazenamento do local era de 144 mil.
Neste período, também foi ampliada a capacidade de atendimento para pessoas que contraíram o vírus, disponibilizando de forma inédita, 70 leitos para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19, sendo 20 leitos de UTI e 50 leitos clínicos, o que aumentou a capacidade de assistência emergencial.
Maceió também criou o Corujão da Vacina. Uma alternativa que teve o objetivo de ampliar o horário de atendimento em alguns pontos de vacinação, que passaram a funcionar em horário estendido, das 9h às 21h. Formato de vacinação que deu muito certo, com a oferta de imunização por 24 horas e até 60 horas.
Outra importante iniciativa foi a criação do site destinado ao agendamento da vacinação. A novidade teve como objetivo otimizar o fluxo do atendimento. Com a medida, os maceioenses contaram com mais uma forma de acesso ao imunizante e, por meio do site agendavacina.maceio.al.gov.br, começaram a tomar as doses com hora marcada.
Durante a gestão do Prefeito JHC, também foi criado o portal vacinamaceio.al.gov.br, que tem como objetivo facilitar o acompanhamento do avanço da imunização, além de garantir transparência nas informações sobre o tema, como pontos de vacinação, índices de vacinação e ações de combate à pandemia.
Maceió também foi a primeira cidade da América Latina a receber o ônibus da vacina. Uma parceria entre a Mercedes-Benz e a Cruz Vermelha, criada com o intuito de acelerar a aplicação das doses contra a Covid-19. O veículo foi adaptado com as exigências para se tornar um ponto de vacinação e percorreu 15 bairros do Município.
Maceió dispõe de 24 Unidades de Saúde, do Saúde da Gente, do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Mercado e dos shoppings Maceió e Pátio. Os locais oferecem vacinação contra a Covid-19 e amplia o acesso da população ao imunizante em diversos espaços da cidade. Até o momento, a capital já alcançou o índice de 72,30% da população em geral totalmente imunizada.