Unidades do Hemoal funcionam em horários especiais no feriado de Finados
Por Josenildo Torres – Ascom Sesau
Em Maceió e Arapiraca, doadores de sangue poderão se candidatar à doação neste sábado
Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde. Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau
As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão funcionar em horário especial para doação de sangue neste sábado (2), feriado nacional do Dia de Finados. Com isso, os candidatos à doação de sangue devem ficar atentos aos horários.
Em Maceió, a Unidade Trapiche, situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), funcionará das 7h às 17h; a Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), abrirá das 7h às 13h. Já em Arapiraca, a Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, vai abrir das 7h às 17h.
Os interessados em doar sangue, contudo, devem seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação oficial e original com foto e comparecer ao posto de coleta usando máscara.
Se o voluntário for menor de idade, ele deve estar acompanhado do responsável legal para autorizar a doação. É necessário lembrar que para doar sangue, o voluntário não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o comparecimento ao Hemoal.
O candidato à doação de sangue deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior. No caso das pessoas gripadas, com Influenza ou com Covid-19, a doação de sangue é proibida até que estejam totalmente recuperadas e sem sintomas.
Quanto às pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, ficam impossibilitadas de doar sangue pelo período de um ano. Já no caso das pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids e sífilis, o impedimento é definitivo.