TCE-AL lança o Espia – Observatório da Primeira Infância de Alagoas
Por Redação 1 – com Ascom TCEAL
O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), por meio do Núcleo Integrado pela Primeira Infância, coordenado pela Conselheira Renata Calheiros, em parceria com o Pacto Estadual pela Primeira Infância, realizará no próximo dia 21 de agosto, às 9h, o lançamento do Espia – Observatório da Primeira Infância de Alagoas. O evento acontecerá no Auditório Jorge Assunção, do TCE-AL.
A cerimônia contará com a presença do Presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Membro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Conselheiro Edson Ferrari, que irá apresentar uma palestra com o tema “Tribunais de Contas e a Primeira Infância”, e debater sobre o papel fiscalizador dos Tribunais de Contas na garantia dos direitos das crianças. Outra presença confirmada é da Coordenadora Nacional de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), Rita de Cássia de Freitas Coelho, que discutirá “O Direito à Educação Infantil e o papel das Secretarias Estaduais”, destacando a importância da educação infantil como um direito fundamental e o papel essencial das Secretarias Estaduais na sua efetivação.
O Espia – Observatório da Primeira Infância de Alagoas é uma ferramenta on-line inovadora, que visa coletar, compilar e analisar dados sobre o desenvolvimento infantil no estado. Com seu painel de indicadores, o observatório se posiciona como um centro de pesquisa e análise, transformando dados em informações estratégicas para reduzir desigualdades e orientar investimentos na primeira infância. Esta iniciativa é fundamental para a tomada de decisões tanto no setor público quanto no privado, influenciando positivamente políticas públicas e ações voltadas ao desenvolvimento infantil.
O painel de indicadores da primeira infância, principal componente do Espia, foi desenvolvido para acompanhar o progresso das políticas públicas em Alagoas, focando em 11 indicadores nas áreas de saúde, educação e assistência social. Por meio desse monitoramento, é possível identificar áreas de vulnerabilidade e direcionar esforços para garantir que todas as crianças do estado tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.
Serviço:
Evento: Lançamento do Espia – Observatório da Primeira Infância de Alagoas
Local: Auditório Jorge Assunção, Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL)
Data e Hora: 21 de agosto, às 9h