Sesau acolhe supervisores aprovados no PSS do Programa Mais Médicos em Alagoas
Por Daniel Tavares – Ascom Sesau
Profissionais ficarão responsáveis por supervisionar os médicos que atuam nos municípios alagoanos
Acolhimento aos novos supervisores do Programa Mais Médicos pelo Brasil ocorreu nesta quinta-feira (27). Foto: Daniel Tavares / Ascom Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (27), uma ação de boas-vindas para os novos supervisores acadêmicos aprovados no último Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Programa Mais Médicos para o Brasil em Alagoas. Os profissionais ficarão responsáveis por supervisionar os médicos que atuam no programa e prestam atendimento à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) gerenciadas pelos municípios alagoanos.
Na ação de acolhimento, os novos supervisores foram recebidos por servidores da Sesau, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems /AL) e membros do Ministério da Saúde (MS). Foi apresentada aos aprovados no PSS a rotina de trabalho, além do repasse de direcionamentos para o pleno exercício da atividade de supervisão dos médicos que atendem pelo programa no Estado.
A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas Suape, Karini Omena, destacou a importância do Mais Médicos para o Brasil no Sistema Único de Saúde (SUS). “O programa é uma importante estratégia do Ministério da Saúde para o fortalecimento da Atenção Primária, que é a porta de entrada para o SUS. Essa iniciativa permite que médicos atendam em locais onde há carência e os novos supervisores chegam para garantir a qualidade no atendimento à população”, disse.
A médica Roberta de Albuquerque foi uma das aprovadas e afirmou que está ansiosa para trabalhar pela saúde dos alagoanos. “É muito gratificante a gente ver que passou por um processo, com critérios, e agora vamos poder exercer essa função. Vamos caminhar para fortalecer a atenção primária em Alagoas e prestar todo apoio aos médicos que estão na linha de frente. A população alagoana só tem a ganhar”, pontuou.
Rosane Mendonça, responsável pela Referência Regionalizada do Mais Médicos para o Brasil em Alagoas, frisou que a chegada dos novos supervisores vai fortalecer a iniciativa no estado. “Recebemos esses profissionais com muito entusiasmo. Eles vão atuar no fortalecimento do programa em Alagoas e no aprimoramento da atenção básica, que atende diretamente a população nos municípios”, disse.
MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL
O Programa Mais Médicos para o Brasil foi criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, visando o provimento emergencial de médicos para atuação na Atenção Primária à Saúde (APS) em regiões prioritárias para o SUS. A iniciativa garante a prestação de serviços e aprimora a formação médica no Brasil no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), principalmente nos municípios distantes dos grandes centros ou em locais com dificuldade de acesso.