São João Massayó terá ações preventivas de saúde
Por
Iniciativa incentiva proteção contra ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais
As atividades do São João da Prevenção serão executadas pelos técnicos que compõem a Coordenação de Infecção Sexualmente Transmissíveis e o Programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, que vão orientar o público, além de distribuir preservativos e gel lubrificante.
Para facilitar o acesso, pontos estratégicos de grande circulação, como o Mercado do Artesanato, Mercado de Jaraguá e o Pam Salgadinho terão uma oferta ampliada desses insumos.
A edição deste ano dará ênfase à prevenção combinada contra ISTs, com destaque para a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) ao HIV.
Em Maceió, a PEP pode ser acessada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra, Benedito Bentes, Galba Novaes de Castro, Cidade Universitária, e no Pronto Atendimento do Hospital Escola Hélvio Auto. Já a PrEP está disponível no Bloco I do Pam Salgadinho.
O autoteste para HIV será disponibilizado para pessoas em uso de PrEP e para populações-chave, como trabalhadores do sexo, homens que fazem sexo com homens (HSH), gays, transsexuais, e usuários de álcool e outras drogas. Populações prioritárias, incluindo pessoas em situação de rua, população negra, indígenas e jovens, também terão acesso ao autoteste.
A oferta de testes rápidos estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, além do Centro de Testagem e Aconselhamento no Bloco I do PAM Salgadinho, funcionando de segunda a sexta-feira, tanto pela manhã quanto à tarde.
Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs), destacou a importância da iniciativa: “A prevenção é uma das principais estratégias para o controle das infecções sexualmente transmissíveis. Eventos como o São João da Prevenção são fundamentais para ampliar o acesso à informação e aos recursos necessários para a proteção da população”, informou.