Hemoal encerra Semana Mundial do Doador de Sangue com coleta externa em Maceió neste sábado (15)
Por Josenildo Torres – Ascom Sesau
Ação ocorre das 8h às 16h e visa manter estabilizado o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas
Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde. Foto: Fotos: Olival Santos / Ascom Sesau
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encerra a Semana Mundial do Doador de Sangue promovendo uma coleta externa na Igreja Universal do Reino de Deus, no bairro Mangabeiras, em Maceió. A ação vai ocorrer neste sábado (15), no horário das 8h às 16h, visando atender os fiéis da denominação religiosa e a população em geral.
Os interessados em se candidatar à doação voluntária de sangue devem ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos. Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios.
No caso dos voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, o Ministério da Saúde (MS) impede que possam doar sangue. Os voluntários interessados em repetir o procedimento, devem aguardar um intervalo mínimo de 90 dias, se forem mulheres, de 60 dias, se forem homens.
Para doar sangue, os candidatos não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como, devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Se os voluntários colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.