Sesau adere ao Exame Nacional de Residência para seleção de estudantes de medicina
Por José Arnldo – Ascom Sesau
Processo seletivo garante eficiência e transparência na seleção de residentes para os hospitais alagoanos
Cassificação dos candidatos ocorre com base na nota alcançada na prova e análise curricular na especialidade escolhida após as provas. Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), recebeu o parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para adesão ao Exame Nacional de Residência (Enare). Realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo tem o objetivo de preencher vagas dos Programas de Residência em Saúde em Alagoas.
A adesão ao Enare segue os objetivos do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde (PNFRS), que valoriza e qualifica residentes, corpo docente-assistencial e gestores de programas de residência, apoiando institucionalmente os programas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Alagoas, quatro hospitais estaduais contam com Programas de Residência Médica (PRM) e dois hospitais com Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Praps).
“Com a adesão, possibilitamos uma seleção transparente, com menos vagas ociosas e de baixo custo para os candidatos e para o Estado, padronizando o processo. É a primeira vez que Alagoas adere ao exame nacional para o processo seletivo para as vagas de residência, um avanço que demonstra atenção da Sesau com o aprimoramento da área”, explicou a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, responsável pela gestão das ações acadêmicas, na Integração Ensino Serviço no âmbito da Sesau, Mayara Lopes.
Com o parecer favorável, o próximo passo será realizado pelas Comissões de Residência Médica (Coreme) e Comissões de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) dos hospitais da rede pública estadual, para que seja feita a adesão dos programas das unidades, até o dia 13 de junho de 2024, para a 5° Edição – 2024/2025 do exame. Preenchendo as vagas das bolsas autorizadas pelo MEC e financiadas pela Sesau e Ministério da Saúde (MS), o processo seguirá o cronograma nacional, possibilitando o acesso dos melhores candidatos às unidades.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, por meio da adesão ao Enare, o Governo de Alagoas está buscando eficiência, transparência e, também, gerando economia para os cofres públicos. “Nosso foco é garantir a melhor formação dos futuros profissionais da saúde em Alagoas, uma vez que contamos com uma rede assistencial ampla. Por meio do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, estaremos qualificando e valorizando o corpo docente-assistencial e gestores de programas de residência”, frisou o gestor.
O EXAME NACIONAL DE RESIDÊNCIA
O Enare é uma avaliação realizada nacionalmente, e de forma unificada, assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tem como objetivo ofertar as vagas de residências das áreas Médica, Multi e Uniprofissional em todo território brasileiro. A classificação dos candidatos ocorre com base na nota alcançada na prova e análise curricular na especialidade escolhida após as provas. Sendo semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o candidato utiliza a nota alcançada, na especialidade escolhida, para indicar onde pretende atuar.