Hemoal faz coleta externa de sangue em Arapiraca nesta sexta-feira
Por Josenildo Torres – Ascom Sesau
A ação vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Ensino Grau Técnico
Além de facilitar o acesso à doação de sangue, a coleta externa contribui para manter o estoque. Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta sexta-feira (21), coleta externa de sangue em Arapiraca. A ação itinerante vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Ensino Grau Técnico, situado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro Ouro Preto.
Por meio das coletas externas, o Hemoal visa facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação de sangue. Paralelamente, o órgão também mantém o estoque de sangue estabilizado para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais.
“Além do nosso posto de coleta fixo em Arapiraca, situado na Unidade Eldorado, próximo à Escola Alternativa, todas as semanas realizamos coletas externas na II Macrorregião de Saúde, formada pelos 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Desse modo, conseguimos atender a todas as solicitações de bolsas de sangue que nos chegam”, frisou.
Critérios para Doação
Conforme o Ministério da Saúde (MS) existem critérios a serem seguidos para se candidatar à doação de sangue. Além de estar bem de saúde, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Também é obrigatório portar um documento de identificação com foto e estar alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos.
Ainda segundo o MS, é vetada a ingestão de bebidas alcoólicas. No caso dos voluntários que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite, após os 11 anos, a doação de sangue é vetada. Com relação aos candidatos que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, o ato de doar sangue é vetado durante 12 meses.