Matrículas para o primeiro Centro Educacional Infantil de Alagoas abrem na próxima segunda (8)
Por Henrique Pereira/Ascom Seduc
Serão 240 vagas, para crianças entre três e cinco anos; equipamento será gerido de maneira inédita pelo Governo de Alagoas
Início das aulas será em 15 de fevereiro. Foto: Thiago Athaíde/Ascom Seduc
Nos próximos dias 8 e 9 de janeiro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza as matrículas do novo Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso, que fica no parque linear da Grota do Cigano, no bairro de Mangabeiras, em Maceió. Ao todo, serão 240 vagas, para crianças entre três e cinco anos de idade. A inauguração será no próximo dia 10.
O espaço, criado com recursos do programa Criança Alagoana (Cria), também será gerido pelo Estado, em uma iniciativa inédita, uma vez que a Educação Infantil é, primordialmente, atribuição dos municípios.
“Esse era um compromisso do governador Paulo Dantas. Já entregamos 50 creches Cria por toda Alagoas, e as prefeituras assumiram, como de praxe, a administração. Como não houve acordo com essa 51ª, não poderíamos ficar esperando mais. Então, o próprio Estado, de modo inédito, além de construir, vai gerenciar a unidade”, explicou a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
Procedimento
O procedimento de matrícula será presencial e ocorrerá no próprio centro educacional. Técnicos da Seduc estarão no local das 8h às 17h. Todos os documentos necessários estão disponíveis no site oficial da Educação. (http://educacao.al.gov.br/avisos/3533-relacao-de-documentos-para-matricula-creche-cria-grota-do-cigano).
Das 240 vagas, 120 são para crianças com três anos de idade, 80 para crianças de quatro anos e 40 para as de cinco anos. O início das aulas acompanhará o calendário letivo de 2024, previsto para 15 de fevereiro.
Estrutura
O Centro Educacional Mônica Pimentel contará, além das salas de aula e das áreas de administração pedagógicas, com cozinha, rouparia, lavanderia, vestiário func. feminino, vestiário func. masculino, copa para funcionários, área de circulação, despensa, lactário, higienização, sanitário pne masculino e sanitário pne feminino.
Na área externa, o espaço também conta com pátio coberto, horta, jardim, playground, circulação, acesso coberto, hall, castelo d’água, estacionamento e jardim, além do pátio descoberto.
Para a construção, o Governo de Alagoas investiu R$ 4.459.172,17 (quatro milhões e quatrocentos e cinquenta e nove mil e cento e setenta e dois reais e dezessete centavos).
Mônica Pimentel
Mônica Valéria Pimentel Cardoso trabalhou na Seduc por 25 anos. Foi professora e, por último, atuou na Assessoria Especial do Gabinete (ASE). Mônica passou por alguns setores do órgão, a exemplo da antiga Coordenadoria de Gestão Escolar e pela Superintendência da Rede Estadual de Ensino.
Até hoje, sempre é lembrada pelos colegas como uma pessoa muito carismática, comunicativa, querida por todos e que sempre alegrava aqueles com quem convivia.