Feriado do Dia do Evangélico é transferido para esta sexta-feira (1º) e Hemoal funciona em horário especial
Por Josenildo Torres – Acom Sesau
Hemocentro de Alagoas conta com unidades situadas em Arapiraca e Maceió
Para doar sangue, voluntário deve estar bem de saúde. Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau
O feriado estadual do Dia do Evangélico, comemorado no dia 30 de novembro, foi transferido pelo Governo do Estado para esta sexta-feira (1º) de dezembro. Com isso, as unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionarão em horário especial para captação de doações de sangue.
Em Arapiraca, na Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, os voluntários podem doar sangue das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Em Maceió, as Unidades Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano (HMA), recebem candidatos à doação de sangue das 7h30 às 17h.
Entretanto, as unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió irão funcionar em regime de plantão para fornecer sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais. Deste modo, os pacientes internados e que necessitem de transfusões sanguíneas serão atendidos normalmente, seja nos casos de urgência e emergência ou para as cirurgias eletivas.
Critérios
Conforme o Ministério da Saúde, as pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, aids e sífilis não podem mais doar sangue de forma alguma. Também é relevante lembrar que é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação oficial e original com foto.
Os voluntários não devem ingerir bebidas alcoólicas, evitar o consumo de alimentos gordurosos e precisam ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação de sangue. No caso daqueles que estiverem gripados, com influenza ou Covid-19, há um impedimento para doar sangue. E quanto às pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o veto se dá por 12 meses.