Alagoas receberá financiamento da União para realização de políticas públicas em favor das mulheres
Por Bruno Levy / Ascom Semudh
Proposta da Semudh foi uma das 17 selecionadas em chamamento público promovido pelo Ministério das Mulheres
Semudh aplicará financiamento em aquisição de bens e na qualificação das equipes. Foto: Marco Antônio / Agência Alagoas
A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) receberá o financiamento de R$ 250 mil do governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, para auxiliar no fortalecimento ao combate à violência contra a mulher em Alagoas, após participação em chamamento público realizado entre os meses de setembro e outubro deste ano.
Alagoas foi um dos 17 estados brasileiros selecionados do chamamento que receberão verbas as quais devem ser aplicados na aquisição de veículos e equipamentos e para custeio de atividades de articulação, formação, planejamento, monitoramento e avaliação da gestão de políticas para mulheres.
Para ser contemplada, a secretaria enviou a proposta para participação com ações de estruturação que envolvem a aquisição de equipamentos de informática e imobiliários, e a aquisição de veículos, como também com ações de fortalecimento para capacitação, formação e qualificação das equipes para o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Avançamos ainda mais em favor das nossas alagoanas. Estamos buscando, junto ao governo Federal e com a ministra Cida Gonçalves, novos meios de combater a violência doméstica e familiar em Alagoas. Acreditamos que o apoio da União durante os próximos anos dará mais possibilidades de mitigarmos estes crimes e empoderar as mulheres”, disse a secretária Maria Silva.
Além do financiamento, a parceria entre os Ministérios das Mulheres e da Justiça e o Governo de Alagoas já rendeu o anúncio, em agosto, da construção de três Casas da Mulher Brasileira, sendo uma em Maceió e as outras duas com locais ainda a serem escolhidos.